quinta-feira, 15 de junho de 2017

História da Harley-Davidson


Sinopse: A Harley-Davidson começou com a ideia de dois malucos em 1901, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Um tinha 20 e outro 21 anos. Ambos amigos de infância e desenhistas de peças para carros em uma empresa. Se juntaram a outros 2 Davidson's que eram mecânicos dos bons e montaram a primeira Harley-Davidson numa garagem escura...continua

História completa no final desta postagem

Ano: 2012
Gênero: Documentário
Minha opinião: Muito bom. Harley Davidson, eu quero!



O carburador era feito de uma lata de molho de tomate (abençoado seja!). O motor foi acoplado a uma bicicleta e na subida tinha que pedalar senão não subia nem com reza brava. Como a produção estava prometendo, construíram um barraco de 4X5 m no quintal da casa do cara. Na porta do barraco pintaram “Harley-Davidson Motor Co.”, e então nasceu a Lenda. 

Em 1903, produziram 3 motocicletas. A primeira foi vendida pra um maluco que andou 6.000 milhas, que vendeu pra outro que andou 15.000 milhas, e que vendeu para outros 3 mais doidos que juntos andaram 62.000 milhas. (sinal que era muito boa). Nesse mesmo ano a Harley-Davidson foi anunciada como a única moto a cobrir mais de 100.000 milhas e continuar rodando com peças originais (num eh brinquedo não!). 

Após 4 anos a produção aumentou pra 50 motocicletas, assim como o galpão e o número de funcionários, e o bolso dos caras também já tava ficando cheio de doletas ($$$$). No mesmo ano a produção triplicou! Até 1913 as motos só pegavam no tranco ou então na pedalada, daí inventaram o pedal de partida. Em 1914 a Harley-Davidson começou a apoiar corredores independentes e conquistou vários títulos. 

Em 1917 os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial e a Harley-Davidson fez a sua parte Começou a produzir motos só para serem usadas na Guerra. Durante este período, com a produção de motocicletas para civis suspensa na Inglaterra, os motociclistas que não estavam no combate foram obrigados a olhar para motos de fora, fazendo com que a fama da Harley aumentasse ainda mais.

Antes do fim da guerra, mais de 20.000 motos foram despachadas para a Europa. Até a guerra, todas as motos fabricadas eram da cor cinza. Durante e após a guerra passaram a ser da cor verde. Em 1921 a Harley foi a primeira moto a ganhar uma corrida com a grande velocidade de 100 milhas por hora. Em 1926, surge o tanque em forma de gota, que virou marca registrada da companhia. Porém também em 1929, a indústria de motocicletas e a indústria automobilística passaram por uma crise devido a falta de dinheiro para adquirir um transporte individual. Muitas fabricas fecharam. Nesta época, as motocicletas tornaram-se objeto de recreação. A Harley-Davidson, assim como as outras, também foi atingida, fazendo com que a produção baixasse de 32.000 motos por ano para 6.000 até 1933. 
Com o fim da crise em 1933, a Harley, para atrair compradores, começou a pintar as motos em várias cores diferentes e colar decalques. Com esse tipo de inovação, nasceu o estilo Harley-Davidson, não só de possuir sua motocicleta com características próprias, mas também de usar roupas de couro pretas, de ouvir um rock (heavy também) e de ser livre.. 

Assim, foram surgindo os acessórios, que hoje fazem parte da história da Harley. 1956 foi o ano em que o Rock n’ Roll tomou conta dos EUA. Em maio deste ano, a revista “The Enthusiast”, publicou um artigo intitulado “Quem eh Elvis Presley?”, o jovem cantor de Memphis que apareceu na revista com sua motocicleta favorita, uma Harley-Davidson. A partir daí a Harley e o Rock’n Roll nunca mais se separaram. 

Nos anos 70 o sucesso da Harley nas estradas era tão grande quanto nas pistas. Já era fabricada também na Itália. Daí pra frente foi se superando cada vez mais e mais, com o motor e o design cada vez mais inovadores e surpreendentes. E eh isso ae….depois me perguntam porque eu uso o nick Harley Woman. Resumindo…… a Harley-Davidson Motor Company deixou sua marca na história e acima de tudo, a companhia provou para quem quiser ver que a aventura ainda está longe de acabar.

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