segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A Comida Pesou? Será Culpa do Salitre?


Conhecer melhor os usos e aplicações dessa substância tão temida é importantíssimo para a boa alimentação

É uma situação clássica: o sujeito devora um belo prato de comida simples (arroz, feijão, carne e batatas, possivelmente), mas tem a sensação de ingerido um búfalo adulto inteiro.
O estômago pesa, o desconforto é grande para o fígado e para o intestino e parece que a única salvação é ficar sem comer nada por uma semana. Nessa hora terrível, muitos colocam a culpa na presumida presença de salitre na comida. Mas, afinal, o que é essa substância?

Salitre é um produto semelhante ao sal de cozinha, embora com teor de Sódio mais alto. Faz mal à saúde se consumido diariamente, pois o Sódio pode induzir à hipertensão arterial em pessoas com predisposição. Existe o mito de que alguns restaurantes utilizam salitre como tempero do sal. Isso não é verdade, já que o sal é um produto de custo muito baixo e facilmente encontrado no mercado. O salitre, pelo contrário, praticamente não está disponível para o consumo. Acontece que o preparo de grandes quantidades de alimentos nos restaurantes precisa ser feito em panelas de autoclave, sistema de vapor que incorpora os gases à comida, provocando assim a sensação de maior saciedade e estômago cheio após a refeição. E as pessoas acabam atribuindo isso ao salitre.

Para que serve o salitre
Também conhecido como nitrato de potássio (KNO3), o salitre é uma substância mineral normalmente extraída do solo. Hoje em dia, boa parte vem do deserto do Chile, onde foi descoberto ainda na época da Primeira Guerra Mundial.
Tóxico em seu estado natural, a substância (também chamada de salito em alguns lugares) é usada como componente de pólvora, em combustíveis de foguetes amadores, fogos de artifício, bombas de fumaça e até em fertilizantes.
Depois de ser purificado quimicamente, o salitre é utilizado pela indústria alimentícia principalmente na fabricação de embutidos (como salames e charque) com o objetivo de evitar a proliferação de bactérias causadoras do botulismo.

Perigos e recomendações
Segundo pesquisas internacionais, o consumo de grandes quantidades de salitre poderia causar câncer gástrico, distúrbios em mulheres grávidas e nos bebês, ter efeito nocivo à corrente sanguínea.
A Anvisa, porém, não faz qualquer consideração a respeito do salitre por restaurantes simplesmente porque considera o uso da substância proibido e/ou inexistente. A entidade apenas sugere que, em caso de desconfiança sobre algum estabelecimento, que ele seja denunciado junto ao órgão municipal de fiscalização sanitária.
A nutricionista Helena Mangabeira, de São Paulo, acredita que o salitre dificilmente seja deliberadamente usado em bares e restaurantes. “É muito mais provável que a ‘sensação de estufamento’ ao comer em certos restaurantes seja causada pela quantidade de comida e a rapidez com a qual ela é ingerida, e não a presença dessa substância”, afirma a especialista. Evitar o quanto for possível os embutidos, então, é que seria a melhor tática contra o salitre. E comer com mais parcimônia é sempre uma boa ideia.
Fonte: Flávia Pegorin

Nenhum comentário:

Postar um comentário